Direito de reclamar ou dever de agradecer

A primeira norma fundamental dos praticantes da Seicho No Ie é “Agradecer a todas as coisas do Universo“, isso não é nada fácil, mas é assim que deve ser! No filme O Segredo, o segredo é o sentimento de gratidão!

Agradecer por ter onde dormir, apesar de gostar de ficar acordado em frente ao computador! Agradecer por ter o computador! Quantas pessoas em diversas profissões foram necessárias para que o seu computador existisse, tomasse forma de computador, fosse disponibilizado na loja onde você comprou, mesmo que seja uma loja virtual, quantas pessoas? Centenas? Milhares! Centenas de pessoas desde a extração do petróleo até a carcaça plástica do computador ficar pronta. Outras dezenas ou centenas para fabricação do vidro do seu smartphone. Outras milhares para transformar o silício que vem da areia em transistor e microprocessador. Devemos ser gratos à muitas pessoas!

E o arroz com feijão que está à mesa? Já parou para pensar!? De quem planta e colhe, ensaca e vende e revende… Nem vamos falar dos bichos que vocês pagam para matar e comem todos os dias, bife de bicho morto bem passado.

Gratidão aos pais! Que tudo nos dá, mesmo que se pense o contrário, foram eles que nos proporcionaram a vida! Sem eles não poderíamos ter nascido, talvez se pense: “Mas não pedi para nascer”. Bom, além de se esquecer de agradecer, se esqueceu que SIM, você pediu para nascer e exatamente onde nasceu e da forma que nasceu. É para o seu aprendizado. Há lições a serem aprendidas.

Digamos que só de nascer, já estamos devendo um bocado para um monte de gente, mas com o passar do tempo, nos tornamos pessoas produtivas e então pagamos nossas dívidas para com a humanidade. É aquela velha história de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro, mas este é apenas o karma básico, o ABC da evolução.

Nos tornarmos bons filhos, bons amigos, bons profissionais, desta forma estaremos sendo gratos à todas pessoas do céu e da terra.

Direito de reclamar! Bahhhh! Nem vou falar muito sobre isso agora. Mas fica aqui uma advertência. Não abuse muito deste direito, pois enquanto a gratidão constrói a reclamação destrói.

 

 

Deixe um comentário

Arquivado em 2014, Pensamentos

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.